domingo, 6 de setembro de 2009

UNIDADE 3 – HIGIENIZAÇÃO E CONDICIONAMENTO DOS CABELOS

Lavar os cabelos faz parte da rotina de todas as pessoas. Contudo, poucas sabem qual é a forma correta de lavar os cabelos sem prejudicar a beleza dos fios.
As vezes utilizamos produtos bons, fazemos cauterizações, hidratações, reconstruções e nada adianta. O problema pode estar logo no início: a lavagem dos cabelos. Uma lavagem inadequada tira a vitalidade dos fios, além de ocasionar quebra e ressecamento.

O primeiro passo é lavar os cabelos em água morna. Caso você suporte temperatura menor, melhor ainda. A escolha do shampoo é também muito importante, uma vez que ele é responsável pela limpeza do couro cabeludo como um todo.

Ao lavar os cabelos, um erro muito cometido pela maioria das pessoas é aplicar uma quantia determinada diretamente no couro cabeludo. O correto é espalhar o shampoo nas mãos e, após, passar sobre todo o cabelo. É importante atentar para o shampoo de limpeza profunda: este só deve ser usado no máximo uma vez a cada 15 dias. O inverso pode causar o ressecamento dos cabelos. O modo como você lava os cabelos dependerá da oleosidade do mesmo:Cabelos oleosos: Ao lavar os cabelos, evite massagear o couro cabeludo com movimentos circulares. Procure esfregar, com o objetivo de retirar a oleosidade do mesmo. Após lavar as raízes, é necessário atentar para o comprimento e as pontas. Caso você os lave de maneira grosseira, acabará esfregando uma cutícula na outra provocando a abertura das escamas dos fios. O correto é massagear as pontas de cima para baixo, sem, contudo, esfregar.Cabelos secos: Ao contrário dos cabelos oleosos, massageie o couro cabeludo com movimentos circulares a fim de estimular a oleosidade natural do couro cabeludo.Após lavar os cabelos com o shampoo, aplique o condicionador ou a máscara de nutrição. Utilize uma espátula para retirar o produto da embalagem a fim de evitar o contato de substâncias que estão em sua mão e que podem alterar a fórmula do creme de hidratação. Ao aplicá-lo, espalhe bem nas mãos e faça isso sempre quadro dedos abaixo da linha do couro cabeludo. Massageie no sentido meio para as pontas. Para desembaraçar utilize um pente e penteie o cabelo começando das pontas em direção ao couro cabeludo, evitando a quebra dos fios.Para finalizar, o enxágüe deve ser abundante evitando que substâncias fiquem nos fios e causem o ressecamento do cabelo.

Algumas dicas para minimizar estes fatores:
- Entender o estado atual do seu cabelo para avaliar quais as suas principais necessidades é muito importante na hora de escolher os produtos mais adequados.
- Existem pré-shampoos (poucos) que tem a finalidade proteger os cabelos das agressões do shampoo, mas são poucos.
- não lave os cabelos com água quente. Isso só piora os problemas existentes.
- Não esfregue os fios, enluve-os. Esfregar ocasiona quebra!
- Se você tem cabelos compridos, separe em mechas.
- Aplique o shampoo nas mãos, esfregue-as e depois passe no cabelo, nunca começando pelas pontas. Puxe a espuma para as pontas, isso resseca menos os fios.
- Cuidado com o shampoo que você usa! Shampoos muito hidratantes podem causar caspa se aplicados no couro cabeludo. Se você tem cabelo seco e mesmo assim o shampoo hidratante “pesa” no couro, utilize na raiz um shampoo suave.
- Ao lavar o couro cabeludo, não use as unhas e sim as pontas dos dedos.
- Tenha o costume de usar shampoo Anti-resíduos. Se o cabelo for oleoso, recomenda-se o uso 1x por semana ou a cada 15 dias. Em cabelos secos, com coloração, alisamento etc, recomenda-se o uso 1x por mês. O shampoo anti-resíduos retira todos os resíduos deixados por outros produtos como finalizadores.
- Enxague bem o cabelo, incline a cabeça para a água retirar melhor a sujeira.
- Só repita a aplicação do shampoo se você sentir necessidade.
- Nunca passe condicionador na raiz, pois o cabelo pode ficar pesado e com aspecto de oleosos, podendo também, causar caspa e queda!
- Também separe o cabelo em mechas para aproveitar melhor o condicionador.
- Dê atenção especial às pontas, pois é a parte do cabelo mais delicada e agredida.
- Enxague bem o cabelo, nunca deixe condicionador nos fios. Para esta finalidade existe o leave in.
- Dê uma última enxaguada com água fria.
- Ao secar os cabelos com a toalha, não esfregue.

2 comentários: